quinta-feira, 19 de março de 2015

Mulheres buscam espaço na área de TI em Uberlândia

Parceria de startup com universidade corporativa amplia a demanda feminina no setor
Foto: Divulgação

Cada vez mais as mulheres estão ocupando cargos importantes no segmento

As mulheres já estão ocupando espaços em setores do mercado de trabalho que antes eram estritamente masculinos. E uma área que até pouco tempo era dominada pelos homens está na mira da mulherada: a Tecnologia da Informação. Analisando esse cenário uma universidade corporativa de Uberlândia estabeleceu uma parceria com a startup Defina-se, Certificações e Carreiras em TI para oferecer cursos na área de tecnologia, focando principalmente nas funcionárias que compõem o quadro da empresa.

As aulas começam este mês e o número de mulheres matriculadas na turma gira em torno de 60% do total de alunos. Serão oferecidos cursos de Help Desk, que são suportes técnicos na área de internet. O público é formado basicamente por profissionais de centrais de atendimento, que enxergam na capacitação a oportunidade de melhorar o rendimento profissional e financeiro.

Para Werley Rodrigues, diretor da Defina-se, esse interesse das mulheres é positivo para o mercado. Ele explica que os resultados “delas” são tão eficientes quanto os “deles”, e às vezes até superam em qualidade. “Mulheres costumam ser mais atenciosas e cuidadosas. E os trabalhos na área de TI exigem essas características. Os homens muitas vezes executam os serviços quase de forma automática, já as mulheres são minuciosas e seguem o passo a passo, o que garante a qualidade e o resultado esperado na execução das tarefas”, afirmou.

Esse novo cenário ainda não é o suficiente para mudar o quadro do mercado de TI no Brasil, mas mostra um avanço feminino no setor. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que apenas 20% dos trabalhadores da área são mulheres.

Mas nos próximos anos essa realidade tende a mudar, haja vista a expectativa de crescimento do setor em 30% até 2016, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Mulheres exemplo: destaques em grandes empresas de TI

Se as grandes empresas de tecnologia ainda são dominadas por homens ao redor do mundo, algumas mulheres se destacam nesse universo. Para comprovar, a revista norte-americana Forbes publicou recentemente uma lista com as 10 mulheres mais influentes do mundo. Entre elas estão Virginia Rometty, diretora geral da IBM e Sheryl Sandberg, diretora operativa do Facebook. E ainda, empresas como Google ou Microsoft também incentivam a participação feminina nos departamentos de TI.


Outras informações
MC Comunicação
Jornalistas:
Marcelo Calfat – 34 9154-8932 – marcelo@mcomunicacao.net
Gabriel Guimarães – 34 9333-3300 – gabriel@mcomunicacao.net

0 comentários:

Postar um comentário