quinta-feira, 30 de abril de 2015

O QUE É ESSA TAL "INTERNET DAS COISAS"?

Novos conceitos na área de TI abrem espaço no mercado de trabalho, mas a mão de obra para suprir essa demanda ainda é pequena
Foto: Divulgação

Imagine uma televisão conectada à internet, que permite o acesso às redes sociais ou sites de música e vídeos. Pense também você conectado ao mundo na palma da mão, com um celular ou tablet. E o que dizer então de sistemas de transporte, ou domésticos, como comandos de som e iluminação de uma casa, conectados e operados através da rede mundial de computadores. Pois é, o que parecia apenas um sonho de desenho animado, já é uma realidade. Você pode até ainda não ter ouvido falar, mas esse fenômeno é chamado Internet das Coisas.

Esse conceito de hiperconectividade surgiu no final dos anos 1990, quando o pesquisador britânico Kevin Ashton desenvolveu a ideia no Massachusetts Institute of Technolgy (MIT), no Estados Unidos. Em um artigo publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ele afirmou que a limitação de tempo faria com que as pessoas alterassem a sua rotina, obrigando-as a novas formas de conexão com a internet. O objetivo desse novo formato de acesso seria a economia do tempo e de dinheiro.

Apesar de já ser um cenário presente na rotina de milhares de pessoas, a Internet das Coisas ainda enfrenta um desafio no mercado, a falta de mão de obra qualificada para atender tal demanda. Não há profissionais preparados para prestar suporte a alguns tipos aparelhos específicos, conectados à rede. Tendo em vista esse público, a start-up de tecnologia uberlandense Defina-se oferece cursos de capacitação para que profissionais da área de TI possam se preparar para atuar nesse mercado.

“A demanda para o trabalho gerado pela Internet das Coisas é muito superior ao número de profissionais capacitados. Com isso surge a oportunidade de se conseguir bons frutos trabalhando nesta área, que está se tornando desafiadora para profissionais de tecnologia do mundo todo”, é o que afirma o especialista em redes e criador da Defina-se, Werley Rodrigues.

De olho no futuro!

Números divulgados pela Business Insider Intelligence (BII) comprovam o crescimento da Internet das Coisas. Atualmente cerca de 1,9 bilhões de equipamentos estão conectados à internet em todo o mundo. Ainda de acordo com o estudo este número deve ser quase 5 vezes maior nos próximos três anos, atingido 9 bilhões de aparelhos em 2018.


Outras informações
MC Comunicação
Jornalistas:
Marcelo Calfat –34 9154-8932 –marcelo@mcomunicacao.net
Gabriel Guimarães – 34 9333-3300– gabriel@mcomunicacao.net

0 comentários:

Postar um comentário