segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aplicativo ajuda a recuperar veículo roubado

Tecnologia é usada como uma rede social e hoje tem mais de 5 mil usuários cadastrados no Brasil
Foto: Divulgação
Se tiver o veículo furtado ou roubado, é só o usuário emitir um alerta

Ter o veículo furtado ou roubado hoje em dia é cada vez mais comum. Dados apontam que nos últimos quatro anos 870 mil ocorrências de furtos e roubos foram registradas no Brasil. Para se ter uma ideia, isso representa 605 casos todos os dias, em média. São Paulo e Rio de Janeiro aparecem no topo da lista, seguidos por Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. As informações são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
O desafio das polícias é combater estes tipos de crime e, principalmente, prevenir que aconteçam. E novas tecnologias podem facilitar esse trabalho. É aí que aparece um aplicativo para celular criado para ajudar a recuperar veículos furtados e roubados. “O Auto Alerta é uma rede social em que o usuário cadastra os veículos que tem, como carros, motos ou caminhões, com fotos e características que facilitam a identificação. Se este veículo for roubado é só emitir um alerta e avisar todos os usuários do aplicativo”, explicou Wilson Júnior, idealizador do aplicativo.
Com o alerta emitido, é fácil outras pessoas orientarem sobre a localização do veículo. “Caso cruze com este carro, outros usuários podem dar detalhes sobre a localização”, disse Wilson Júnior. Além disso, o uso da tecnologia auxilia o trabalho da Polícia Militar para a recuperação do bem.

Ideia surgiu por uma experiência

A ideia de criar um aplicativo para ajudar a recuperar veículos furtados ou roubados partiu de uma experiência que Wilson Júnior, idealizador do Auto Alerta, teve quando viu um carro roubado bem ao lado do veículo dele no trânsito. Na hora, ele não sabia que criminosos é que estavam dirigindo.
“No dia eu estava saindo de um shopping e acabei cruzando com um carro que me chamou a atenção, pela forma perigosa que estava sendo dirigido. Ao chegar em casa abri minhas redes sociais e vi uma foto desse mesmo carro, com o dono informando que tinha sido roubado. Na hora pensei que se soubesse disso antes, poderia ter ajudado informando a localização e o destino dele”, afirmou.

Sobre o Auto Alerta

O Auto Alerta é um aplicativo para iOS e Android, disponível na Apple Store e App Store, que funciona como uma rede social. Nele, os usuários podem cadastrar todos os veículos que têm, como carros, motos, caminhões, jet skis, lanchas, entre outros, e colocar fotos e características que facilitem a identificação. Caso algum veículo seja furtado ou roubado, é só emitir um alerta para avisar todos os usuários do aplicativo. Essas informações terão detalhes como local, data e hora. A partir disso, surgirão feedbacks mais precisos dos outros usuários, caso vejam o veículo. Tudo isso facilita o trabalho da polícia e permite que a pessoa consiga recuperar o bem.

Outras informações
MC Comunicação
Jornalista: Marcelo Calfat - 34 9154-8932 (Vivo)

0 comentários:

Postar um comentário