segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como escolher a escola para o meu filho?

Especialista dá dicas sobre quais critérios devem ser 
observados antes de definir a instituição de ensino
Foto: Divulgação
Crianças brincam enquanto aprendem, isso facilita a absorção do conhecimento
O ano letivo já está quase começando e muitos pais ainda não planejaram os estudos dos filhos. Mas qual a escola ideal? Que critérios devem ser observados antes de definir em qual instituição os filhos vão passar os próximos anos de vida? Será que a que tem estrutura mais bonita ou fica mais perto de casa realmente oferece o melhor ensino?

As perguntas são várias e a primeira resposta que geralmente vem à cabeça dos pais é “vou escolher a que oferece a melhor educação e que meu filho se adapte bem”. O direcionamento está correto. Mas para a psicopedagoga Eleonora Pieruccetti, diretora da escola particular Maple Bear, em Uberlândia, é preciso ir além. 

“Os pais precisam identificar aquela escola que realmente se encaixa no perfil do filho. O nível da educação aplicada em sala de aula vem em primeiro lugar. Isso é imprescindível para bons resultados do aluno durante a vida acadêmica. Mas, além disso, os responsáveis precisam observar se a estrutura física é adequada e se o filho vai se sentir bem lá. Por isso uma ou até mais visitas para conhecer a unidade e também professores e diretores é essencial”, afirmou.

O principal, segundo a psicopedagoga, é escolher uma escola que desenvolva a potencialidade da criança. “A curiosidade e a autoexpressão precisam ser aguçadas no dia-a-dia, para que o aluno aprenda com mais facilidade. Hoje em dia, o método de ensino que alia brincadeiras ao aprendizado facilita a absorção do conhecimento”, disse.

O fato, de acordo com a especialista, é que não existe fórmula pronta. “Visite, pergunte e analise bastante. Afinal, é o local onde provavelmente seu filho ou filha vai estudar por muitos anos. Por isso, uma boa escolha é importante para o futuro da criança e da própria família, que passa a integrar aquela comunidade escolar”, afirmou Eleonora Pieruccetti. 

Confira algumas dicas importantes:
- Visite a escola no horário e período que deseja matricular seu filho. Assim você percebe como as crianças convivem naquele horário, qual é a dinâmica da escola e como funciona a metodologia de ensino.
- Conheça todas as dependências da escola, como salas de aula,  cantina, pátio, diretoria. 
- Converse com mães de outros alunos, para saber o que acham da instituição.
- Conheça a linha pedagógica adotada pela escola.
- Avalie a localização. Não é porque a escola fica na esquina de casa que deve ser escolhida apenas por comodidade.
- E o mais importante: antes de decidir, leve o filho para visitar a escola. Ele deve fazer parte da escolha.
- Então, é só avaliar tudo o que você observou e optar pela escola que mais se encaixa no perfil da família e, consequentemente, da criança.

Outras informações
MC Comunicação
Jornalista: Marcelo Calfat - 34 9154-8932 | 34 9663-6988

0 comentários:

Postar um comentário